
Projetos e Eventos
I Mostra de Atividades Inclusivas da E.M. Júlia Cortines - Conversas sobre Inclusão (2023)
Organizamos essa mostra na Escola Municipal Júlia Cortines para que as professoras do apoio educacional especializado e os professores extraclasse compartilhassem com a comunidade escolar suas experiências e atividades inclusivas realizadas em aula com os alunos público-alvo do AEE.
Nesse evento organizado pelas professoras Heliane Parrine e Luciene Morais, da Sala de Recursos da escola, os diversos membros da comunidade escolar tiveram a oportunidade de abordar assuntos como legislação, alimentação, atividades extraclasse, construção de vínculos afetivos entre outros.
O evento durou 9 horas e foi realizado no dia 27 de setembro de 2023, quarta-feira, no auditório da escola. As professoras organizadoras, por sua vez, abordaram o tema "A importância do suporte aos professores de apoio na perspectiva da acessibilidade", título este do relato de experiência escrito por elas e aprovado no 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial, que acontecerá de 15 a 18 de novembro deste ano na Universidade Federal de São Carlos, SP.
Clique abaixo para conferir os materiais apresentados na mostra:
A Construção de Vínculos na Sala de Aula
Adequação Curricular com Ludicidade
Incluindo a Alimentação Saudável na Escola
Atividades Inclusivas na Sala de Aula
Conversa Sobre a Inclusão - Sala de Recursos 2023
Desafios de Trabalhar com Autistas Não-Verbais
Diálogos Entre Arte e Inclusão
Educação Física na Inclusão Escolar
Estruturação da Rotina Escolar para alunos Atípicos
Inclusão nas Escolas Pública e Privada
Instigações de Trabalhar com Autistas Não-Verbais
Parceria entre o AEE e as Professoras de Apoio e de Referência em Prol da Inclusão

Palestra sobre a Prevenção ao Comportamento Suicida, na Conferência Vicentina Nossa Senhora do Rosário (Santuário das Almas, Niterói - RJ)
No dia 30 de setembro de 2023, tive a oportunidade de falar com as famílias assistidas na Conferência Vicentina Nossa Senhora do Rosário, na Igreja Santuário das Almas, na cidade de Niterói - RJ.
Conversamos sobre a importância da prevenção ao comportamento suicida; do acolher e cuidar das pessoas que apresentam esses sinais; e de como pedir ajuda é um sinal de força e não de fraqueza, mencionando o CVV e outras redes de apoio e assistência emocional às pessoas que quere e precisam conversar sob total sigilo.
